Notícias

Acompanhe as principais notícias do ramo de mineração dos principais sites da atualidade.

GE FORNECERÁ ESTRUTURA ELÉTRICA E EQUIPAMENTOS DE GERAÇÃO PARA EMBARCAÇÕES DA ENSEADA

3

A GE irá fornecer 36 grupos motor-gerador de alta tensão e estrutura elétrica para seis navios-sonda da Enseada Indústria Naval, que serão usados na exploração do pré-sal. O contrato também prevê o fornecimento de soluções de automação e para geração e distribuição de energia elétrica aos sistemas de propulsão, navegação, comunicação e posicionamento das embarcações, de modo a garantir a segurança e a eficiência das operações de perfuração nos poços brasileiros.

 Responsáveis pelo fornecimento de energia para os equipamentos elétricos do navio, os grupos motor-gerador são constituídos por um motor a diesel e um gerador, que, por meio da combustão do diesel, é acionado para transformar energia mecânica em elétrica. A parte geradora dos equipamentos será produzida na unidade da GE Power Conversion em Campinas (SP). Parte dos componentes, como inversores de frequência, sistemas de automação e de controle de sondas, virão da nova fábrica da companhia em Betim (MG). Os navios da Enseada partirão do estaleiro que está sendo construído em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, empreendimento que recebe investimentos de R$ 2,6 bilhões.

 O presidente da Enseada, Fernando Barbosa (foto), disse que a empresa entregará, em 2015, um estaleiro de última geração e, na sequência, seis sondas de perfuração e quatro FPSOs. “Mas queremos ir mar adentro conquistando novos contratos e firmando novas parcerias tecnológicas. O contrato com a GE é um marco na nossa estratégia de atender a todo o potencial do mercado naval brasileiro”, acrescentou. Cada unidade será responsável pela autonomia do navio-sonda, gerando um total energético de 44.220 kW. Segundo o CEO da GE Power Conversion para América Latina, Walter Ceglia, a solução traz um pacote eficiente e completo, gerando uma ótima relação de custo-benefício na geração e gestão de energia para navios-sonda.

 FONTE:PETRONOTICIAS

 

Leia também